segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mais amor e menos ódio...

E, dessa vez, o fascismo não ganhou... 
Mas, infelizmente, ganhou muitos adeptos nestas eleições. Muitos deles nem sabem o que isso significa e, sem querer, estão fortalecendo esse ideal.
E como já era de esperar, os derrotados esbravejam nas redes sociais, todo o tipo de absurdo. Dizem que houve fraude nas eleições. Dizem que 54.000.000 de brasileiros são ignorantes e não sabem o que fizeram. Dizem que os nordestinos são burros e os culpados por essa catástrofe. Pedem a separação do Brasil entre Sul e Nordeste.
Eu, sinceramente, nem consigo acreditar...
Sou paulista e paulistana e cada dia tenho mais vergonha disso. Jura que ainda acreditam que São Paulo mantem o país inteiro sozinha? Jura que um Estado tão mal administrado que até água lhe falta e a violência não pára de crescer, se acha o centro do mundo? Jura que as pessoas daqui, que se informam somente pela Revista Veja e Rede Globo se acham as mais cultas do país? Jura que uma cidade onde as pessoas não abrem mão dos seus carros e chegam a colocar tachinhas nas ciclovias para prejudicar seus inimigos ciclistas, se acham mesmo as melhores do Brasil?
Quanta vergonha...
Os que defendem a separação do País com o objetivo de livrar os "bons e intelectuais trabalhadores paulistas que mantem o país" dos "maus e ignorantes nordestinos que vivem às custas dos paulistanos" já pensaram que o lado Sul pode se dar mal? Que a maior parte da beleza natural do nosso país está do lado de lá? Que grandes intelectuais, artistas, poetas, músicos do Brasil são daquela região? Que os mesmos paulistanos adoram visitar os mares nordestinos e ser bem tratados por aquele povo festeiro e acolhedor? Que Carnaval sem Nordeste é algo impensável?
O que seria do Brasil sem Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Caetano Veloso, Cordel do Fogo Encantado, Luiz Gonzaga, Chico Science e Nação Zumbi, Ivete Sangalo, Olodum, Chico Anysio, Dominguinhos, Dorival Caymmi e tantos outros?
Fico tentando entender o que está havendo no Brasil e se todo esse ódio um dia acabará...
Como bem cantou Criolo: "Não existe amor em S.P."
Para ilustrar tudo isso, a fala de um nordestino que mostra, através da poesia, que nós paulistas temos muito mais a perder com a tal divisão.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial